Estupidez ou o Optimismo

Não entendo o optimismo. Sempre que penso em optimistas penso em pessoas que não têm noção do mundo que as rodeia, que preferem viver no seu pequeno mundo cor de rosa, onde o sol brilha e tudo está bem, do que enfrentar a realidade e os problemas.
Estar num dia pessimista e  no dia a seguir optimista não é nada... Quer dizer, é, é estupidez. Uma pessoa não muda assim de estado de espírito, só porque sim, ou então se muda, há algo de muito grave com ela. Talvez ingenuidade ou falta de racionalidade.
Não acredito que o pessimismo seja o caminho a seguir. Há que encontrar um equilíbrio. Nem ver as coisas sempre como muito más, nem ver as coisas como muito boas. Encontrar um meio sempre foi o meu objectivo.
Agora vendo as coisas de outra perspectiva... O optimismo mais depressa é deitado abaixo que o pessimismo. Pela simples razão que o mundo onde vivemos não é lugar para optimistas. Como pode ser alguém optimista com a crise, as guerras, com um mundo cada vez mais denegrido e cinzento? Os pessimistas defendem-se, porque se já se estiver à espera do mau, tem-se melhor defesas contra ele, e quando vem uma coisa boa aproveita-se-a muito mais pois não se estava à espera. Não estou a dizer que não possa ser optimista em relação a algo, como estar optimista a uma nota que vou receber num teste... Agora estar-se optimista só porque sim, sem fundamento é a mais pura das idiotices. O pior é que quando estes optimistas se deparam com um problema rapidamente esquecem o optimismo e entram num estado de tristeza e de rebaixamento próprio, onde quase ninguém os consegue ajudar.
Afinal valerá assim tanto ser optimista?

2 comentários:

Anónimo disse...

Optimista é um pessimista com MUITA, mas mesmo muita experiencia.

Mariana L disse...

Só se for a fugir da realidade

Viajantes

A minha foto
Nerd para mim é um elogio!

Memórias passadas